Câncer de Rim

Fatores de risco para o câncer de rim

Doenças crônicas podem surgir mediante alguns aspectos bem comuns que muitas vezes ninguém percebe. O câncer de rim é um exemplo de que algumas situações ou hábitos podem influenciar para o surgimento da doença.

Alguns fatores de risco se tornam evidentes e podem ser revertidos em ações benéficas para que o organismo não desenvolva a enfermidade, evitando-se tanto para o aparecimento do tumor como sua posterior evolução e probabilidade de metástase.

No caso de um câncer renal, quatro fatores de risco são os principais motivos para o desenvolvimento da doença, caso uma intervenção médica não seja feita a tempo.

Fatores de risco do câncer de rim

Fumo

Essa é a maior das causas do câncer de rim. Como um fator mais relevante para o público masculino, o ato de fumar quadruplica a chance de desenvolvimento de algum tumor cancerígeno nos rins. O cigarro possui cerca de 4000 substâncias nocivas em sua composição e muitas delas acabam criando ações carcinogênicas no sangue.

A absorção dessas substâncias é muito fácil, e os rins acumulam com mais facilidade esses materiais do que outros órgãos. A partir daí, já processados pelos pulmões, os materiais contaminam e debilitam as células renais.

Obesidade

Quem é obeso sabe que distúrbios hormonais tornam-se um sintoma comum devido ao acúmulo de gordura no corpo. Nesse caso, o fator de risco não segrega gênero e, pelo fato de os hormônios não serem processados ou então haver deficiência em transmiti-los para outras partes do corpo, especialmente os rins, o problema acaba originando o câncer.

Realização de hemodiálise

Essa é uma informação interessante. Mesmo a hemodiálise sendo um tratamento oportuno, a ação quintuplica as chances de desenvolver um tumor cancerígeno nos rins. Como a filtragem do sangue é artificial, fica mais fácil de as impurezas se alojarem nos órgãos e assim prejudicarem o sistema renal.

Esse fator de risco só perde para o fumo, porque nem todos necessitam fazer hemodiálise, embora quem faça esteja mais sujeito a ter o problema do que quem é fumante.

Doenças genéticas

Duas síndromes genéticas são responsáveis por aumentar o índice nacional de pacientes com tumor cancerígeno nos rins. São elas a esclerose tuberculosa e a Doença de Von Hippel-Landau.

A esclerose tuberculosa provoca o aparecimento de alguns tumores e certos tipos de anomalias na estrutura dos órgãos. Mas a maioria dos tumores é benigna e dificilmente produzem metástase.

Já a Doença de Von Hippel-Landau também provoca o aparecimento dos tumores, mas com um irrigamento forte de sangue. Os carcinomas ficam ainda mais severos e desativam a capacidade das células renais de proteger os rins, deixando-os suscetíveis a enfermidades.

Embora as doenças genéticas nem sempre tenham cura, ainda assim é possível adotar hábitos saudáveis para prevenir o câncer de rim, entre os quais praticar exercícios físicos, controlar o peso, evitar o fumo e consultar sempre o médico.