Urologista em Goiânia
Fimose

Como funciona a cirurgia para fimose

Homens que sofrem de fimose sabem que há certas dificuldades para urinar ou manter relações sexuais. Constituído por três partes (cabeça, corpo e raiz), o problema afeta o pênis, impedindo-se que a cabeça (glande) fique totalmente exposta devido à pele (prepúcio) que a envolve, sendo muito estreita.

O problema pode causar dores e incômodos, e a necessidade de uma cirurgia para correção torna-se evidente. Mas, ao contrário do que muitos homens pensam, a cirurgia não apresenta nenhum risco, e o paciente não sofrerá com problemas cutâneos ou possíveis sangramentos.

Preparação para cirurgia de fimose

Algumas pessoas pensam que a cirurgia só pode ser feita em crianças, mas, na verdade, o procedimento também pode ser feito na fase adulta. A prioridade para realização na infância é justamente a prevenção contra infecções e incidentes perigosos durante relações sexuais ou no momento de urinar.

Conhecida como postectomia, a cirurgia vai possibilitar a exposição da glande, retirando o excesso de prepúcio que envolve a cabeça do pênis. Para que o paciente tenha um procedimento tranquilo, é preciso se abster de relações sexuais por pelo menos duas semanas, inclusive masturbação. Caso o indivíduo esteja tomando algum medicamento, deve informar ao médico.

No início da operação, faz-se necessária uma limpeza no pênis, à base de povidine degermante, que evitará qualquer indício de infecção ou ardor. A anestesia também é feita com uma agulha fina, a fim de evitar incômodo.

O procedimento

A cirurgia é composta por três etapas. A primeira é feita com um corte no anel estreito do prepúcio, fazendo com que a glande apareça ainda mais. A seguir, faz-se um corte na borda do prepúcio e outro corte na área dorsal, de modo que as incisões formem retalhos com o excesso de pele.

A segunda parte é retirar esses retalhos e suturá-los na área ventral do pênis. Essa sutura tem formato elíptico, pois a pele do pênis e a aba que foi cortada formam uma circunferência e garantem espaço suficiente para a glande ser exposta sem dificuldade.

Todos esses cortes são compreendidos como a cirurgia de frenuloplastia e são feitos no máximo em 40 ou 45 minutos, dependendo da complexidade da situação.

A cirurgia deve ser feita sem prejudicar a circulação de sangue venoso e de líquido linfático no pênis, mas a secção do anel estreito do prepúcio é alterada por completo. O paciente poderá voltar à rotina normal no mesmo dia da cirurgia.

Embora seja rápida, a recuperação da cirurgia de fimose deve ser rigorosamente obedecida. É preciso usar compressas geladas, mas não molhar o curativo. A troca só deve ser feita no dia seguinte, de preferência pelo urologista. Os pontos caem normalmente, e a prática de relações sexuais só pode voltar após 15 dias. Caso haja algum problema, é importante consultar o médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe