Urologista em Goiânia
vasectomia

Tire suas dúvidas sobre a vasectomia

A vasectomia é um método contraceptivo utilizado para impedir que os espermatozoides passem pelo canal de saída, evitando assim, uma possível gravidez.

O procedimento consiste em uma pequena intervenção, na qual os canais que conduzem os espermas dos testículos até o pênis são cortados, impedindo que homem fecunde o óvulo da mulher durante a relação sexual. Apesar de ser bem simples, a cirurgia ainda gera muitas dúvidas na população. Por isso, no artigo de hoje vamos esclarecer algumas questões sobre esse assunto. Confira!

10 perguntas e respostas sobre a vasectomia

O prazer fica comprometido após a cirurgia?

Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem pretende fazer o procedimento. Mas, é importante deixar claro que a operação não altera o prazer sexual do homem, uma vez que não causa nenhuma alteração sensorial no pênis. A testosterona, que é o hormônio responsável pela libido, continua sendo produzido normalmente.

A vasectomia afeta a ejaculação?

Não. O líquido que contém os espermatozoides é produzido nos testículos e levado até a próstata, onde é misturado ao líquido seminal. Porém, apenas 1% do volume do sêmen ejaculado contém espermatozoides. O líquido seminal é produzido na próstata e nas vesículas seminais, e essas estruturas não são tocadas durante a cirurgia. Sendo assim, o homem consegue ejacular normalmente após passar pelo procedimento.

É possível reverter o procedimento?

Sim, porém é preciso considerar alguns fatores. Quanto mais tempo passar entre a cirurgia de vasectomia e a cirurgia de reversão, menores são as chances de obter um resultado eficiente. Com o tempo, o organismo entende que não deve mais produzir espermatozoides e começa a criar anticorpos para eliminá-los do corpo. Sendo assim, mesmo que o homem volte a produzir espermatozoides, eles podem não ser férteis.

Em quanto tempo a cirurgia faz efeito?

Embora os efeitos da cirurgia sejam imediatos, é aconselhável que nos três primeiros meses, as relações sexuais sejam feitas com outros métodos contraceptivos combinados, uma vez que pode haver espermatozoides dentro dos canais que dão acesso ao pênis.

O que acontece com os espermatozoides após a operação?

Os espermatozoides já formados serão destruídos gradativamente e absorvidos pelo organismo. As células germinativas vão diminuindo até parar de produzir os espermas.

Existe uma idade mínima para fazer o procedimento?

Recomenda-se o procedimento em homens maiores de 25 anos de idade com, pelo menos, dois filhos vivos.

A realização da cirurgia é mais indicada em quais casos?

Todo homem que não deseja ter mais filhos pode realizar o procedimento. Além disso, nos casos em que uma nova gestação pode ocasionar risco à mãe e ao bebê é recomendável a cirurgia.

O procedimento é doloroso?

Como se trata de uma cirurgia simples, a anestesia, na maioria dos casos é local. Não sendo um procedimento doloroso.

Como é a recuperação?

A recuperação é rápida. Normalmente, após 7 dias, o paciente já pode retomar as atividades habituais.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia! 

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe