infecção do trato urinário

Infecção do trato urinário: sintomas, causas e tratamentos

A infecção do trato urinário surge quando bactérias nocivas (não naturais à flora do trato urinário) invadem e se proliferam nessa região. O problema acomete muito mais as mulheres do que os homens e causa bastante desconforto. Pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário – bexiga e uretra e até rins.

O mais comum é que a infecção urinária se dê na parte inferior, afetando a bexiga (cistite) e a uretra (uretrite). Mais de 35% das mulheres irão apresentar sintomas de infecção urinária em algum momento da vida.

Saiba agora quais são os principais sintomas, causas e tratamentos para a infecção do trato urinário:

Sintomas de infecção do trato urinário

Essa infecção pode apresentar vários sintomas, dependendo da parte do trato urinário que foi afetada.

A pielonefrite (infecção nos rins) é a mais grave e que possui sintomas mais fortes e evidentes, podendo ser consequência de infecções urinárias anteriores que não foram tratadas corretamente. Apesar disso, a cistite (infecção da bexiga) e a uretrite (infecção da uretra) são mais comuns.

Dentre os principais sintomas de infecção urinária podemos citar:

• Dor e ardência ao urinar

• Aumento das idas ao banheiro

• Sensação de que a bexiga não esvazia por completo

• Cheiro forte na urina

• Sangue na urina

• Urina mais escura e concentrada

• Febre (nos casos de pielonefrite)

Causas da infecção urinária

Várias são as causas da infecção urinária. As bactérias nocivas são as principais culpadas, pois se proliferam muito rapidamente. Apesar do sistema urinário ter sua própria defesa contra esse microrganismos, às vezes essa defesa falha.

Hábitos de higiene incorretos, uso de roupas muito justas, ingestão de pouco líquido e a falta de cuidados após relações sexuais são os principais causadores do aparecimento desse tipo de infecção. A imunidade baixa e a menopausa (devido à redução na produção de estrogênio) são também causas da doença.

Existem também alguns fatores de risco para o aparecimento da doença, como ter a uretra mais curta, fazer uso de espermicidas e ter bloqueio em alguma parte do sistema urinário, como pedras nos rins.

Tratamento para infecção urinária

Ao notar qualquer mudança na urina e algum dos sintomas citados acima, o ideal é buscar por um médico. O exame de urina será solicitado pelo médico, para identificar a presença de bactérias. Em alguns casos, exames de imagem também podem ser solicitados.

O tratamento para infecção urinária é feito com o uso de antibióticos. É recomendado seguir à risca a quantidade indicada de medicamentos.

Isso porque, por mais que os sintomas desapareçam assim que o tratamento é iniciado, algumas bactérias resistentes podem permanecer no trato urinário e a infecção pode retornar, se não tratada corretamente.

Além dos antibióticos, pode ser recomendado também o uso de analgésicos para evitar a dor e remédios para baixar a febre (nos casos de pielonefrite). Beber bastante líquido e não segurar o xixi, mesmo que ainda haja dor e ardência, é recomendado durante o tratamento da infecção.

Agora você já sabe quais são os principais sintomas, causas e tratamentos para a infecção do trato urinário. Não deixe de procurar um médico se notar qualquer alteração em sua urina.