impotência sexual

Impotência sexual pode ser causada por motivos emocionais e orgânicos

A impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil, é um dos assuntos que mais geram especulações atualmente. Mas, antes de debater sobre o problema é necessário entender como a região pélvica funciona.

O pênis é controlado por dois grupos de fibras nervosas. Cada um possui uma função específica. O primeiro é responsável por carregar sinais inibitórios que impedem que a ereção aconteça. Já o segundo transmite os sinais que facilitam essa elevação. Essas duas ligações nervosas estão associadas a região mais profunda do cérebro, que está ligada às emoções.

É através deste canal que se produz sinais inibitórios e excitatórios que fazem com que o sangue seja conduzido pelas artérias, penetrados nos corpos cavernosos e retidos dentro deles para que haja a ereção. Quando o sangue reflui, saindo do pênis, ele volta ao estado de flacidez.

Sendo assim, quando esse mecanismo não vai bem, ocorre a impotência. No artigo de hoje, vamos explicar que esse problema pode ocorrer tanto por fatores de ordem orgânica, física; quanto emocionais! Vamos lá?

Conhecendo as causas orgânicas

São inúmeras condições que podem levar a impotência sexual. Dentre elas, pode-se citar:

Distúrbios hormonais

A medida que o homem vai envelhecendo, a taxa de testosterona diminui. Isso pode provocar um desequilíbrio hormonal no organismo e contribuir para que a disfunção erétil ocorra.

Doenças vasculares

A ereção está diretamente relacionada com a quantidade de sangue que é levada até o pênis. Então, qualquer condição que atrapalhe esse processo pode provocar problemas. Nota-se que doenças como derrames cerebrais, hipertensão, problemas cardíacos e colesterol elevado são fatores de risco da impotência sexual.

Cirurgias

Procedimentos cirúrgicos, principalmente, quando realizados no abdômen, como cirurgias de intestino grosso e reto podem provocar a doença. Além disso, as cirurgias na próstata são apontadas como as que mais possibilitam o aparecimento do problema. Isso ocorre, pois elas podem danificar nervos e vasos sanguíneos relacionados a ereção.

Uso abusivo de medicamentos

É preciso ficar atento quanto ao uso de certos remédios, uma vez que eles podem provocar efeitos colaterais e contribuírem para a impotência sexual. Antidepressivos e diuréticos são alguns exemplos.

Uso de álcool em excesso

Quando consumido em excesso, provoca o relaxamento dos músculos. Esse relaxamento ocorre no nível do pênis também, fazendo com que ele não fique elevado.

Conhecendo as causas psicológicas

Os fatores psicológicos, também interferem nesse processo. Por isso, é preciso ficar atento à saúde mental! Confira alguns desses fatores!

• Ansiedade: a produção de adrenalina em excesso faz com que os vasos sanguíneos fiquem mais estreitos, dificultando a chegada do sangue até o pênis
  • Depressão: em muitos casos a depressão diminui a libido e, consequentemente, a ereção fica dificultada
  • Estresse: provoca a liberação de diversos hormônios na corrente sanguínea, o que atrapalha a circulação até o pênis.

Como é possível perceber a impotência sexual envolve diversos fatores. Antes de iniciar um tratamento é preciso investigar a sua causa. Assim, será possível tratá-la de forma mais assertiva.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia.