diminuição do pênis

Diminuição do pênis: Entenda por que acontece e como diagnosticar o problema

O envelhecimento é um fenômeno natural, pelo qual o corpo vai se desgastando através da diminuição orgânica e funcional, que não é acometida por meio de doenças. O envelhecimento apresenta uma gradual fragilidade e uma maior propensão de danos à saúde e à qualidade de vida. É bastante comum, neste momento, uma perda de visão, maior fragilidade óssea, perda de colágeno que causa as rugas e, para os homens, a diminuição do tamanho do pênis.

Muitos homens não conseguem perceber essa diminuição por apresentarem disfunção erétil, e só identificam o problema após a realização de exames que avaliam a estrutura do pênis: se há fibroses internas e como está o funcionamento do fluxo sanguíneo, por exemplo. Embora seja a principal causa para a diminuição peniana, há outras condições médicas e cirúrgicas que podem também levá-lo a este quadro.

Diminuição do pênis pelo envelhecimento

No imaginário popular, o tamanho ideal do pênis é sempre maior do que a média real. E esse desejo não é exclusivo brasileiro. Homens de todo o mundo expressam o seu desejo de ter um membro mais avantajado do que já possui, mesmo que ele esteja dentro dos seus padrões étnicos.

A insegurança masculina pode piorar quando ele se depara com a diminuição real de seu pênis ao longo dos anos. O tamanho médio do pênis de um brasileiro é de 15,7 cm, mas, com o passar dos anos, o pênis pode ter uma perda natural de 1 a 1,5 cm.

A diminuição faz parte do processo natural do envelhecimento pela queda na produção do hormônio testosterona, que reduz o fluxo sanguíneo. Há também uma perda de elasticidade da pele pela baixa produção de colágeno.

Embora a diminuição em si não cause danos à saúde do homem, em muitos casos, ela vem acompanhada de disfunção erétil, o que dificulta a identificação da perda. O tamanho do pênis deve ser medido quando ele está ereto, e exames de ereção induzida e ultrassom podem identificar se a causa é mesmo pelo envelhecimento, se há uma fibrose peniana ou outros motivos quaisquer.

Diminuição peniana por fibrose

Quando o homem engorda ou apenas aumenta o tamanho da barriga, o pênis pode parecer menor, mas é somente impressão. O seu tamanho começa dentro do corpo e, com o aumento da barriga, ela pode cobrir sua base e causar a sensação de que está mais curto.

Além do envelhecimento, há outras causas para diminuição peniana, como a fibrose. O problema pode se caracterizar por uma curvatura no pênis, mais comum em homens acima de 40 anos. Em casos mais graves, ela pode ser tão acentuada que causa não só a diminuição do tamanho como também uma disfunção erétil.

A fibrose pode acontecer também pela diminuição das ereções, fazendo com que haja menos oxigenação nos tecidos – que acabam causando a doença. Pacientes que passaram por recente tratamento de câncer também podem estar vulneráveis ao surgimento de fibroses, assim como o uso de remédios e injeções para ativar ereções, diabetes, doença de Peyronie, Priapismo e problemas cardiovasculares.

O caso de fibrose não é o mesmo que as curvaturas congênitas, onde o pênis já nasce curvado para um lado. A doença acontece na vida adulta, e ainda não se sabe a sua causa. Pode surgir dor no ato sexual, nódulos e dificuldade de ereção. O tratamento pode ser feito via medicação ou por cirurgia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!