Urologista em Goiânia
check-up da próstata

Check-up da próstata deve ser feito a partir de que idade?

O cuidado com a saúde é sempre importante independentemente da idade. Estudos revelam, porém, que os homens costumam ir ao médico com menor frequência que as mulheres para realizar exames de rotina, principalmente quando o assunto é órgão genital. Desde a adolescência as meninas procuram o ginecologista, já os homens costumam procurar o urologista somente na fase adulta. Nesse período é necessário realizar diversos exames para o check-up da próstata.

O check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e históricos pessoal e familiar. Tem como principais objetivos ajudar a prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção e diagnosticar doenças já instaladas, mas que ainda não manifestaram sintomas.

Quando é recomendado?

Especialistas recomendam o check-up da próstata para os homens que possuem mais de 50 anos. Entretanto, homens com histórico familiar de câncer de próstata, afrodescendentes ou obesos devem iniciar os exames antes, aos 45 anos devido ao risco aumentado.

Segundo pesquisa, os homens da raça negra apresentam risco cerca de 2 vezes maior de manifestar a doença, além de chance de 2,5 a 3 vezes maior de morrer pelo câncer.

O objetivo do exame de rotina é avaliar duas condições muito frequentes no envelhecimento do homem. A partir dessa idade é comum haver, por exemplo, o crescimento prostático benigno (ou hiperplasia benigna). Este crescimento pode causar dificuldade para urinar, além de esforço, jato fraco, gotejamento, acordar diversas vezes à noite para urinar, entre outros sintomas.

Outro problema que pode ocorrer após essa idade é o câncer de próstata, que atinge cerca de 18% dos homens. No Brasil, este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, atingindo 1 em cada 7 indivíduos. Por este motivo é tão importante iniciar os cuidados o quanto antes, aumentando em grande escala as chances de cura.

Como é feito o check-up da próstata?

Em uma consulta de rotina com o médico urologista são pedidos o exame de toque para detectar o aumento da próstata, avaliação dos testículos, exames de sangue, e de urina.

O exame de toque é muito simples, rápido e indolor. Entre 10 e 15 segundos, o médico, por meio do tato, avaliar o tamanho, densidade e formato da próstata, procurando por caroços, pontos moles ou endurecidos e outras anormalidades. Já a avaliação dos testículos é feita externamente por ultrassonografia.

No exame de sangue, é realizado o teste para verificar a reação do antígeno prostático específico (PSA), substância produzida somente pelas células da próstata. Quando o homem tem um câncer na região há o aumento dessa substância no corpo.

Caso sejam notadas alterações, novos exames ou procedimentos podem ser recomendados. Para se ter uma ideia da importância desses exames no check-up da próstata, a detecção precoce do câncer eleva em 90% as chances de sobrevida e cura.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe