aumento do testículo

Aumento do testículo: o que pode ser e como tratar

O inchaço ou dor no testículo pode afetar homens de todas as idades. Além de causar incômodo, os sintomas podem ser indicativos de algumas doenças, que se não forem diagnosticadas a tempo, podem evoluir para um quadro mais grave. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais e procurar ajuda médica sempre que notar que algo está errado. No artigo de hoje, vamos abordar um pouco mais sobre esse assunto. Vamos lá?!

Principais doenças relacionadas ao aumento do testículo

Como foi mencionado, o aumento desse órgão pode está associado a algumas patologias, tais como:

• Orquite: consiste em uma inflamação ou infecção nos testículos provocada por bactérias ou vírus, que causam inchaço e dor aguda. Caso não seja tratada a tempo, a doença pode levar a infertilidade e esterilidade do homem.
  • Hidrocele: é o acúmulo excessivo de líquido ceroso entre a membrana e o testículo. Provoca desconforto e sensação de peso.
  • Varicocele : o testículo possui artérias para movimentar o sangue e manter a nutrição e oxigenação da região. Porém, quando essas veias começam a dilatar dentro da bolsa escrotal, elas podem provocar um inchaço, ocasionando a varicocele.
  • Torção dos testículos: ocorre quando o testículo gira em torno do seu próprio eixo, causando o estrangulamento e obstrução de vascularização, interrompendo, assim, o fluxo sanguíneo da região afetada. Essa torção causa dores intensas, vermelhidão, aumento da temperatura no local e um inchaço muito grande.
  • Cisto: é uma espécie de caroço que surge no testículo, geralmente, composto de líquido. Possui formato arredondado e pode ser percebido ao fazer o autoexame.
  • Tumor: diferente do cisto, o tumor é mais sólido e rígido, podendo incomodar mais. Geralmente, tende aparecer mais em homens acima de 40 anos. Podem ser benignos ou malignos. Para saber o seu teor é necessário fazer exames médicos.

Como é feito o tratamento para diminuir o aumento do testículo?

Como é possível perceber, muitas são as causas dessa anomalia. Por isso, antes de qualquer coisa é preciso investigar a origem e diagnosticar a doença que provocou tal situação. Às vezes coisas simples, como o uso de roupas apertadas, podem provocar o inchaço. Mas, é preciso ficar atento e procurar esclarecer o problema o mais rápido possível, pois caso seja algo mais grave, as chances de tratamento serão maiores.

Como fazer o autoexame?

O autoexame é essencial para a saúde do homem. Confira abaixo, algumas dicas para realizar esse procedimento!

• Ao examinar cada testículo, coloque os dedos indicador e médio por baixo deles e o polegar por cima
  • Role delicadamente cada testículo entre os dedos, fazendo movimentos para frente e para trás. Depois, continue mexendo para os lados
  • Caso venha notar qualquer caroço, seja ele doloroso ou não, aumento da sensibilidade no escroto ou mudança na pele, procure um médico imediatamente.

Importante! Os testículos funcionam melhor em temperaturas mais baixas, tanto para produzir os espermatozoides, quanto para produzir o hormônio testosterona. Por isso, é recomendável evitar roupas muito quentes e abafadas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Goiânia.